Alunos do Senai Mossoró transformam gestão em jogos em projeto de conclusão do Curso Técnico em Administração

24/09/2025   11h42

 

A turma do Curso Técnico em Administração (ADM-023) do Senai CETI Ítalo Bologna (Senai Mossoró) realizou a culminância de seu aprendizado com a apresentação do projeto “Gestão em Jogos”. A iniciativa não foi apenas uma atividade de final de curso, mas um evento que exemplificou a aplicação prática e inovadora do conhecimento, utilizando a ludicidade para transformar conceitos teóricos em experiências reais e envolventes.

 

O projeto destacou a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, que desenvolveram uma série de jogos educativos voltados ao ensino da administração. As criações foram diversas, indo de jogos de tabuleiro clássicos a versões digitais e inclusivas.

 

Entre as propostas estavam: jogos de mesa — jogos da memória, quebra-cabeças e trilhas que abordaram temas como planejamento estratégico, gestão de recursos e marketing; jogos digitais — caça-palavras e uma versão do programa “Show do Milhão”, que testaram o conhecimento dos participantes de forma rápida e competitiva; e jogos inclusivos — como um jogo da velha adaptado com texturas e relevos, especialmente desenvolvido para alunos com baixa visão, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a diversidade no aprendizado.

 

A exposição foi aberta a toda a comunidade acadêmica do Senai Mossoró, incluindo alunos de outros cursos, professores e visitantes. Os participantes foram convidados a interagir com as dinâmicas, vivenciando os conceitos de administração de uma maneira divertida e memorável, o que reforçou o potencial dos jogos como ferramenta de ensino.

 

O projeto “Gestão em Jogos” se alinha a uma tendência crescente no campo da educação profissional: a gamificação. Essa metodologia, que utiliza elementos de jogos em contextos de não jogo, como a sala de aula, tem se mostrado eficaz para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção do conhecimento. Ao permitir que os estudantes planejem, organizem e executem seus próprios jogos, o projeto os levou a aplicar diretamente os princípios administrativos de forma prática e colaborativa.

 

O instrutor Levi Cunha ressaltou o sucesso da iniciativa: “Fiquei muito feliz em ver a empolgação dos alunos na execução do projeto. Eles trouxeram todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, demonstrando planejamento, organização e espírito de equipe. O resultado foi fantástico e motivo de orgulho para todos nós”.

 

A fala de Levi sublinha como o projeto foi além da teoria, promovendo o desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

 

O evento consolidou a turma ADM-023 como um exemplo de inovação, demonstrando que o aprendizado pode ser uma jornada criativa e interativa, deixando uma contribuição significativa para a comunidade do Senai Mossoró.

 

A apresentação de conclusão do curso aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto de 2025.

 

Instagram: @senairn

Texto: Jô Lopes 
Fotos: Senai Mossoró
 
Skip to content