Uma atmosfera de dedicação intensa e foco nos detalhes define a equipe do SENAI Rio Grande do Norte, que participa da WorldSkills 2025, a principal competição de conhecimento técnico do planeta. Mais do que um torneio, o evento é o palco para uma jornada de superação, onde cada participante põe à prova anos de aprendizado e preparação.
A dedicação de cada um, seja como competidor ou instrutor, é o que impulsiona a jornada. Parte dos competidores já fez as provas e está aguardando o resultado. Outra equipe viajou nesta segunda-feira (22) para Brasília para participar. Há entre eles ainda, os que só participarão da competição no ano de 2026.
Modalidade Tecnologia de Energia Verde
A instrutora Jeane Ribeiro, da área de energias renováveis, revela a intensidade por trás dos bastidores. Ela acompanhou um de seus competidores, Eduardo Petrocini, da modalidade de Tecnologia de Energia Verde, que enfrentou o ceticismo inicial de outros participantes devido ao pouco tempo de treinamento. Petrocini é competidor oficial de Tecnologia de Energia Verde da WorldSkills 2025 pelo SENAI Natal.
Apesar da desconfiança, Jeane manteve o foco na essência da vitória. “O que vai mudar em você entre o primeiro, segundo, terceiro, quarto ou quinto lugar; o que muda é o seu psicológico, o quão calmo você vai estar”, explica Jeane, destacando que a batalha mental é o fator decisivo. Eduardo Petrocini tem grandes chances de pódio no encerramento que acontece no final do mês de setembro, em Brasília.
O SENAI do Rio Grande do Norte participa, durante todo este mês, das seletivas da WorldSkills Brasil 2025, a maior competição de educação profissional do mundo. A WorldSkills é a maior competição do mundo na área de educação profissional, realizada a cada dois anos, reunindo jovens de diversos países para demonstrar suas habilidades em profissões técnicas.
Modalidade Sistemas de Refrigeração
Marcos Vinícius Cabral Moura, competidor na modalidade Sistemas de Refrigeração, foca em seu desenvolvimento. “É uma situação de crescer cada vez mais profissionalmente, que é uma oportunidade muito grande para a gente, de visibilidade, aprendizagem, conhecimento, e uma realização de poder competir representando esse segmento da indústria”, diz Marcos, competidor oficial de Refrigeração da WorldSkills 2025, pelo SENAI Natal.
O instrutor Leonardo Oliveira Sabino traz uma perspectiva única para a equipe. Tendo participado do torneio como aluno, ele entende a pressão e as expectativas de seus estudantes. Hoje, sua maior satisfação é vê-los prontos para o mercado de trabalho. “Com a competição, a gente sabe que ele está preparado para encarar o que virá lá fora”, afirma.
Participar da WorldSkills é viver uma imersão em tecnologia, inovação e desafios reais da indústria. Na Refrigeração e Climatização, o competidor João Guilherme encara a competição como a culminação de seu esforço. “É um misto de emoção, porque passei anos me dedicando, focado em atividades teóricas e práticas”, ele diz, com o objetivo de “deixar meu legado aqui no SENAI”. Guilherme se prepara para a próxima edição da competição em 2026.
Modalidade Tecnologia Web
Os objetivos incluem valorizar as profissões técnicas, promover o intercâmbio de conhecimento e experiência entre os jovens e incentivar a busca pela excelência profissional. O aluno Marcos Winícius Costa da Silva Pedro compete na modalidade Tecnologia Web. Marcos realizou a prova virtual e tem como treinador o instrutor George Viana. Winícius é competidor oficial de Tecnologia Web da WorldSkills 2025, pelo SENAI Natal.
Modalidade Tecnologia da Moda
A rigidez e os critérios da competição são destacados e acompanhados de perto pelo instrutor e avaliador Ewerton Fernandes, da Tecnologia da Moda. Ele explica o papel duplo dos instrutores no evento. “A gente é treinador, mas quando acontece a Olimpíada, no caso a WorldSkills, a gente é avaliador também, a gente avalia os competidores dos outros departamentos regionais”, comenta.
Ewerton ressalta que a preparação não se limita à técnica, mas inclui a capacidade de gerenciar o tempo sob pressão. “A gente também trabalha o tempo de execução, eficiência, eficácia, dentro desse tempo proposto pela WorldSkills”, ele conclui.
Na mesma modalidade, Maria Cecília compartilha um sentimento ainda mais profundo. Para ela, a competição é uma realização pessoal. “É algo que faz parte da minha história e foi um sonho. Estar dentro desse processo é algo extremamente importante e que me faz sentir extremamente realizada”, declara Cecília, competidora oficial de Tecnologia da Moda WorldSkills 2025, pelo SENAI Natal.
Para a competidora de Tecnologia da Moda, Laura Soares, a experiência é um passo crucial para o aprimoramento de suas habilidades. Ela enxerga o torneio como uma verdadeira especialização. “Dá uma especificidade, concentra melhor, como se fosse uma pós-graduação do curso que eu já faço aqui”, afirma Laura, que se prepara para a próxima edição.
Modalidade Soldagem
Pelo SENAI Mossoró compete o aluno Riquelme Gabriel de Souza Soares, na modalidade Soldagem. Em sua jornada, Riquelme conta com o treinador Luiz Arquilino de Souza Neto. Riquelme é competidor oficial de Soldagem WorldSkills 2025, pelo SENAI Mossoró.
Etapas da Competição WorldSkills Brasil 2025
Durante a etapa de São Paulo, a capital paulista recebeu provas presenciais em 17 ocupações. As disputas ocorreram em unidades do SENAI e em empresas parceiras. Depois de SP, a competição segue para Minas Gerais, de 8 a 12 de setembro (RN não participa desta etapa), onde quatro unidades do SENAI sediarão provas em nove ocupações.
A etapa final será em Brasília, de 23 a 28 de setembro, e definirá a equipe brasileira. O evento de encerramento da WorldSkills Brasil 2025 ocorrerá também no Distrito Federal, no dia 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
WorldSkills Brasil 2025 é a etapa nacional da maior competição internacional de educação profissional do mundo (WorldSkills Competition), que seleciona os jovens talentos brasileiros de cursos técnicos e profissionalizantes para representarem o país na competição global.
O evento é organizado no Brasil pelo SENAI e pelo SENAC, envolvendo provas práticas que simulam o dia a dia do mercado de trabalho, com o objetivo de elevar o nível das habilidades técnicas e inspirar jovens para carreiras técnicas e profissionalizantes.
Para acompanhar as ações, SENAI-RN: @senairn
Para acompanhar provas e resultados siga: @worldskills_brasil
Texto e fotos: Jô Lopes Artes/fotos: SENAI-RN![]()
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900