Ontem, programação incluiu o painel “Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação em energias renováveis”, com moderação do pesquisador Raniere Rodrigues, do Instituto
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) participa, até esta sexta-feira (22), em Maceió (AL), do I Simpósio Internacional de Energia e Meteorologia (SIEME) – principal evento científico e tecnológico no estado focado em transição e resiliência energética.
A programação teve largada no dia 18 e, ontem, incluiu o painel “Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação em energias renováveis”, com moderação do pesquisador Raniere Rodrigues, líder técnico da área de Geointeligência do Instituto.
“A sessão apresentou soluções tecnológicas a respeito de hardware (chips e servidores) e de uma plataforma com modelos de Inteligência Artificial, onde é possível, por exemplo, realizar otimizações de simulações para equipamentos no contexto da energia eólica, assim como simulações voltadas a previsões climáticas e meteorológicas em escala global”, explica o pesquisador.
Também foram demonstrados avanços nas associações entre equipamentos de sensoriamento e Inteligência Artificial, com abordagens que permitem ampliar a capacidade de aquisição, interpretação, operacionalização e envio de dados importantes sobre variáveis como vento, correntes, temperatura e ondas, para o contexto das energias renováveis.
Outra frente do debate envolveu as aplicações de IA no setor de energia, abrangendo desde publicações que tratam de eficiência energética, previsão de falhas e demanda de energia, até otimização de operações em centros de controle e algoritmos para análises da previsão do preço no mercado de energia.
O gerente de Arquitetura e Soluções da NVIDIA para a América Latina, Pedro Mário Cruz e Silva, o professor doutor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos, Malaquias Peña, e o diretor geral da Volt Robotics, Donato Filho, participaram como debatedores.
Data Centers
Impactos gerados pela introdução de novas infraestruturas de Data Centers no Brasil também foram comentados na sessão técnica. “Reforçamos que a chegada dessas infraestruturas é uma demanda irrevogável não somente do setor de energias, e que a sua efetiva implementação está sustentada em um contexto de eficiência energética, onde cabe à comunidade científica, governo e sociedade a cobrança pelo uso de tecnologias alinhadas ao uso de energias renováveis, eficiência energética (capacidade de processamento x consumo de energia) e sistemas de refrigeração (menor uso de água)”, disse Rodrigues.
Outro painel moderado por ele, já nesta quinta-feira (21), reuniu representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Volt Robotics, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da empresa Qair Brasil para discutir “Curtailment Solar e Eólico: Integração de Fontes Renováveis e o Papel da Meteorologia na Redução de Perdas Energéticas”.
O Simpósio também discute temas como impactos de eventos extremos no setor energético, desafios e inovações da transição energética e políticas públicas. A programação inclui minicursos, palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos relacionados.
Energia solar
A pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do ISI-ER, Samira Azevedo, integrou a mesa redonda “Desafios e oportunidades da geração distribuída: A energia solar no futuro do sistema elétrico”, com representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade da República (Udelar), do Uruguai.
Nesta sexta (22), ela será uma das debatedoras do painel de encerramento do evento com o tema “Desafios e inovações na integração de fontes renováveis”. Representantes do INPE, do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da HDT, representante Huawei no Brasil no segmento solar, participam. “O SIEME é um importante palco para discutir um tema que, mais do que técnico, é estratégico para o futuro energético do Brasil: como integrar renováveis de forma segura, eficiente e resiliente”, comenta a pesquisadora.
O SIEME é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com o objetivo, segundo a instituição, de fomentar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre a comunidade acadêmica, decisores e financiadores, fortalecendo a colaboração para enfrentar os desafios climáticos e avançar a transição energética.
O Simpósio reúne especialistas, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e profissionais do setor para discutir soluções sustentáveis e inovadoras em energia.
Texto: Renata Moura
Foto: Samira Azevedo
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900