SIFT-RN e SINDVEST-RN articulam ações para impulsionar cadeia têxtil e de confecções no RN

14/08/2025   17h12

 

Os Sindicatos das Indústrias de Fiação e Tecelagem (SIFT-RN) e de Vestuário (SINDVEST-RN) se reuniram com representantes da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), da Associação de Moda (AMO-RN) e do Sebrae-RN para discutir estratégias de capacitação e fomento para as indústrias de confecção potiguares, dentro do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Confecção. O encontro aconteceu na Casa da Indústria, na tarde desta quarta-feira (14), e contou ainda com a participação do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e técnicos do SENAI-RN e do IEL-RN.

 

O objetivo é impulsionar a gestão das oficinas enquanto negócios sustentáveis e qualificar ainda mais a mão de obra do setor, com foco na atração de novos investimentos e atendimento a novas demandas do mercado. A reunião também definiu um calendário de iniciativas voltadas a esta finalidade.

 

Ao comentar sobre o andamento das tratativas, a presidente do SIFT-RN, Helane Cruz, destacou avanços com a definição de um cronograma para as próximas atividades. “Agora conseguimos fechar datas para entrega. Nós vínhamos desenhando cogitando nomes, e precisava encontrar recursos dentro do sistema. E com tudo isso fechado, agora podemos trabalhar entregas efetivamente, datas para ‘startar’ as novas possibilidades”, disse.

 

A articulação teve como foco o fortalecimento da conexão entre os diferentes elos da cadeia produtiva das indústrias têxtil e de confecções, qualificar mão de obra e apoiar o crescimento de pequenos negócios, sobretudo dentro do Programa Pró-Sertão.

 

Helane Cruz ressaltou ainda a importância da conexão entre os sindicatos e as associações de Moda e de Confecção. “Nós estamos trabalhando por uma interação cada vez maior”, completou.

 

 

O diretor do SINDVEST-RN, Márcio Carvalho, reforçou que o encontro marca uma nova etapa no trabalho conjunto e já prevê ações práticas no interior do estado. “O que saiu hoje deste encontro está bem planejado. O primeiro passo foi dado a um tempo atrás e, hoje, demos um pontapé muito importante”, afirmou.

 

Para Ana Adalgisa Dias, coordenadora de Relações Institucionais e Mercado da FIERN, é uma grande oportunidade para o fortalecimento do setor. “Este é um momento estratégico para fortalecer a cadeia produtiva têxtil e de confecções do nosso estado. A união de sindicatos, associações e instituições como Sebrae, SENAI e IEL cria um ambiente favorável para inovação, qualificação e geração de novos negócios”, destacou.

 

Participaram da reunião a gerente de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo; a analista técnica, Camilla Ruama; Débora Sayonara, presidente da AMO-RN; Marionete Medeiros, presidente da Asconf; Jéssica Cerejeira, instrutora e consultora do SENAI Moda RN; e Daniel Lana, executivo de sindicatos da FIERN.

Skip to content