Em um passo significativo rumo à inclusão e qualificação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), em colaboração com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB-RN), lançou nesta segunda-feira (4.08) o curso gratuito de Assistente Administrativo. As aulas tiveram início no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT SENAI), em Natal, marcando o início de uma jornada de 40 dias de capacitação.
A parceria entre as duas instituições é um fruto do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que visa ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para todos, com foco especial nas pessoas com deficiência. O curso de 160 horas busca preencher uma lacuna existente, capacitando indivíduos para assumir funções administrativas e de gestão, indo além das vagas tradicionalmente restritas.
O PSAI é uma iniciativa do SENAI para promover a diversidade, a equidade e a inclusão em seus cursos de formação profissional e, consequentemente, no mercado de trabalho. E busca criar um ambiente mais acolhedor e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas características.
Entre os participantes, a expectativa é alta. Manoela Vale Freire, de 28 anos, é uma das alunas que abraçou a oportunidade. “Eu acho que é tão importante para a gente poder fazer a administração. Eu trabalhei em um lugar também que é “adm” (sic.), que é muito importante a gente fazer um curso assim. E eu acho que a gente tem que fazer um curso com pessoas com deficiência, com a inclusão do trabalho, inclusão na sala de aula. É muito importante a gente fazer um curso como esse, com o SENAI, que faz a gente ser ainda mais importante”, declara Manoela.
A assistente social da APABB, Alexsandra Romualdo, reforça o compromisso da organização com a inclusão. A APABB, fundada há 38 anos por funcionários do Banco do Brasil, tem como missão promover a inclusão social de pessoas com deficiência e suas famílias. “Um dos lemas da APABB, justamente para quebrar essas barreiras, é que o normal é ser feliz. Não existe ‘normalidade’ hoje em dia”, pontua Alexsandra.
Ela destaca que a inclusão vai além da sala de aula, englobando as adaptações necessárias para a absorção do conteúdo e a preparação de toda a instituição para lidar com a diversidade. “Com sede em São Paulo e 15 núcleos pelo Brasil, um deles em Natal, a APABB busca, por meio de parcerias como a com o SENAI, oferecer capacitação para uma inclusão “de fato e de direito”, diz a assistente social.
O curso de Assistente Administrativo do SENAI-RN é aberto a pessoas com e sem deficiência, a partir de 16 anos, que tenham concluído o 6º ano do Ensino Fundamental e possuam habilidades básicas de leitura e escrita. O ambiente de aprendizado, como demonstra um trecho da aula, é colaborativo e aberto, incentivando a participação ativa dos alunos e a adaptabilidade do instrutor para garantir que o conteúdo seja acessível a todos.
Weslley Rocha, instrutor de formação profissional do SENAI-RN e da área de Gestão, enfatiza a relevância do curso. “Iniciativas como essa reforçam o valor das práticas inclusivas e mostram como a colaboração entre instituições pode transformar vidas, promovendo um mercado mais justo, acessível e diverso”, afirma Rocha.
Ele ressalta que o mercado de trabalho frequentemente oferece vagas limitadas para pessoas com deficiência, muitas vezes restritas a funções como embalador ou organizador de prateleiras. “Este curso é extremamente importante para capacitar as pessoas de forma geral, com deficiência ou não, para assumir esses cargos dentro do ambiente de trabalho e aumentar a possibilidade de novos cargos, de novas promoções”, explica o instrutor.
INCLUSÃO SOCIAL
A APABB é a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade. A missão principal da APABB é promover a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e oferecer apoio às suas famílias. A associação trabalha ativamente na defesa dos direitos dessas pessoas, contribuindo para que elas tenham mais oportunidades e uma vida digna.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das maiores e mais importantes instituições de educação profissional e inovação tecnológica do Brasil e até do Hemisfério Sul, reconhecida internacionalmente. A principal missão do SENAI é qualificar profissionais para atender às demandas da indústria, contribuindo para o aumento da produtividade, a competitividade e a inovação no setor.
SAIBA MAIS
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Texto e fotos: Jô Lopes
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