Um olhar mais amplo sobre o desenvolvimento de habilidades e preparação de jovens para o mercado de trabalho, com destaque para a importância de plataformas digitais que facilitam essa transição de forma acessível foi destaque no I Fórum de Empregabilidade do Sistema Indústria. Realizado no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, o fórum trouxe à tona a importância de competências que vão além das listadas em um currículo tradicional.
Na palestra “Skills que empregam: desenvolvendo competências que o currículo não mostra”, ministrada por Janaína Oliveira, gerente de Operações e Projetos do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), a palestrante destacou o impacto das ações do Instituto e a evolução das estratégias de empregabilidade para jovens.
Ponto alto da apresentação, “O poder da preparação e a conexão e fortalecimento” foi detalhado por Janaína Oliveira, que compartilhou dados, revelando que em 2024, o Instituto Coca-Cola impactou meio milhão de jovens através de suas iniciativas. “Desse total, 63% se identificam como mulheres e 64% como negras. Atualmente, o Instituto tem uma forte presença, alcançando 79% dos municípios da região Sul do Brasil, com uma taxa de participação universitária de 53%”, diz.
Ao explicar como esses resultados foram alcançados, a gerente de Operações detalhou a estrutura do processo em três pilares: preparação, conexão e fortalecimento. E enfatizou a preparação como o aspecto mais relevante. “Antigamente, o Instituto oferecia cursos gratuitos presenciais. Hoje, a metodologia é totalmente digital e flexível, com jogos, aplicativos, chatbots no WhatsApp e ferramentas de personalização do aprendizado, permitindo que os jovens estudem no seu próprio ritmo e da maneira que for mais significativa para eles”, explica.
A palestrante diz que após a formação, os jovens contam com um portal de acesso a vagas (disponibilizado para os concluintes), conectando-os a um vasto banco de dados de parceiros e certificadores, incluindo não só as empresas do sistema Coca-Cola, mas também outros colaboradores. “No último ano, foram disponibilizadas várias oportunidades de conexão com o mercado de trabalho para esses jovens, aprimorando o processo de encontrar o momento ideal para a posição certa. O mais importante é que todo esse suporte é oferecido gratuitamente”, acrescenta Janaína Oliveira.
Instituto Coca-Cola Brasil
Criado há 25 anos, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.
Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para cinco milhões de pessoas, prioritariamente jovens, mulheres e negros em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 806 mil pessoas através de diversas causas.
Texto: Jô Lopes
Foto: AV Filmes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900