O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) começou, neste 1º de julho, o curso de Assistente Operacional para Indústria Moveleira, inserido no conceito “Mãos que movem o RN”, uma iniciativa que visa o desenvolvimento da indústria e da sociedade potiguar. O curso é feito em parceria com o Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN), e conta com apoio da Marinha do Brasil no Rio Grande do Norte.
“Mãos que movem o RN” é um conceito que o SENAI utiliza para mostrar o impacto da qualificação profissional na transformação do Rio Grande do Norte. A iniciativa destaca o papel do SENAI em formar profissionais qualificados, impulsionando o desenvolvimento do setor produtivo local e a geração de novas oportunidades de emprego.
Alessandro Ferreira, 25 anos, diz que, já no primeiro dia, sentiu a importância do curso para sua vida profissional. “Eu já comecei a gostar, achei interessante porque você aprende, adquire conhecimentos e até, se Deus quiser, conseguir entrar na área. É interessante porque eu posso fazer móveis, começar a produzir para mim mesmo, reformar a minha casa, usar essa experiência”, afirma. Alessandro tem a expectativa de que, após o curso, conseguirá aplicar o que aprendeu tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho.
O curso tem duração de 160 horas, distribuídas em dois meses, com aulas diárias de quatro horas.
Ana Carolina Melo, instrutora do SENAI, responsável pela estrutura e ensino no curso de Assistente Operacional da Indústria Moveleira, forneceu detalhes sobre o programa. “O curso abordará tanto aspectos técnicos quanto comportamentais. Teremos aulas sobre liderança, segurança no trabalho, quantitativos, montagem, orçamento e empreendedorismo, proporcionando uma formação abrangente”, explica.
As aulas práticas do curso acontecem em parceria com a Marinha. “A parte prática será realizada na unidade da Marinha. Os alunos serão levados à oficina da Marinha, onde aprenderão as principais técnicas e habilidades iniciais para ingressar na carreira”, diz a instrutora.
Ela explica a colaboração nas aulas práticas. “A instrução prática será uma parceria entre o SENAI-RN e a Marinha. Elaboramos um planejamento conjunto de móveis que serão montados pelos alunos. A Marinha fornecerá o espaço, enquanto o SENAI-RN oferecerá o conhecimento técnico. Os alunos trabalharão em grupos para realizar as montagens na oficina da Marinha”, detalha.
Ana Carolina Melo destaca a importância do curso. “Este curso representa um ponto de partida essencial na carreira de assistente, o primeiro cargo na indústria moveleira. As empresas do Rio Grande do Norte estão com dificuldades em encontrar profissionais com essa qualificação inicial. Portanto, um aluno dedicado terá boas chances de empregabilidade imediata, pois há demanda por esses profissionais no mercado”, conclui.
Curso
O Curso de Assistente Operacional para Indústria Moveleira segue até o dia 25 de agosto deste ano, em duas opções de horário: pela manhã das 7h30 às 11h30 (de segunda a sexta); e à tarde das 13h30 às 17h30 (de segunda a sexta). A parte teórica acontece no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI Natal); e a parte prática será realizada na Unidade da Marinha do Brasil, em Natal.
A iniciativa “Mãos que movem o RN” busca alinhar a oferta de cursos com as demandas do mercado de trabalho e contribui para o crescimento econômico e social do estado.
O SENAI-RN oferece cursos técnicos, profissionalizantes, de graduação e de curta duração, tanto presenciais quanto a distância, em diversas áreas da indústria. A formação de profissionais qualificados gera um ciclo virtuoso, com aumento da produtividade, competitividade e geração de novas vagas de emprego no estado.
Saiba mais sobre os cursos do SENAI. Siga nas redes sociais @senairn.
Texto e fotos: Jô Lopes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900