O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, visitou as instalações do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), na tarde da última quarta-feira (30). Brito foi recebido pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e pela diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira.
Durante a visita, Marcio Brito destacou a parceria histórica entre o Inmetro e o SENAI, mencionando os laboratórios acreditados que surgiram de soluções conjuntas voltadas para a metrologia científica e a rastreabilidade.
“Esta visita é muito importante porque conhecemos as estruturas laboratoriais e, a partir daqui, já nasce uma nova parceria: a designação do laboratório para ensaios de placas fotovoltaicas, a famosa placa solar, regulamentada pelo Inmetro. O Inmetro realiza um trabalho em todo o Brasil e nós precisamos de laboratórios reconhecidos para nos ajudar a ensaiar. Com a estrutura do SENAI, vamos aumentar a cobertura em todo o Brasil”, afirma.
Na ocasião, Rodrigo Mello fez um histórico da criação do CTGAS-ER e do início dos laboratórios acreditados, com foco na área de metrologia. “O Centro conta com Laboratório de medição de vazão de gás natural, Laboratório de pressão, Laboratório de temperatura, Laboratório de qualidade do gás, Laboratório Dimensional e Laboratório de Ensaios de Materiais. O CTGAS-ER é a principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de gás e de energia”, ressalta.
Rodrigo Mello observou que o CTGAS-ER nasceu como centro nacional de tecnologias e que, ao longo de sua trajetória, teve participação decisiva para o fortalecimento da indústria por meio de ações nas áreas de educação, pesquisa aplicada e serviços tecnológicos. “O Centro foi criado a partir de uma parceria inédita entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERN, o SENAI e a Petrobras”, relembrou o diretor ao contar a história do Centro.
De acordo com a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, a visita permitiu uma explanação, no HUB de Inovação e Tecnologia, sobre o ecossistema de inovação, com o foco principal em identificar áreas com forte aderência ao Inmetro.
“Algumas áreas que se destacam foram detalhadas pelo diretor regional, como a metrologia industrial, abrangendo setores que demandam medições precisas, calibração e garantia de qualidade como automotivo, aeroespacial, manufatura, alimentos e farmacêutico. Também as tecnologias de sensoriamento e instrumentação, com o desenvolvimento de sensores e instrumentos de medição mais eficientes e sistemas de análise de dados; e a qualidade e conformidade, essenciais para setores que buscam garantir a conformidade com normas e regulamentações, beneficiando-se diretamente da metrologia”, detalha Amora.
A diretora conclui que a visita permitiu o encontro de pontos de conexão entre o ecossistema de inovação e as necessidades de metrologia, sensoriamento e garantia da qualidade, alinhadas com a expertise do Inmetro.
Ainda sobre a importância da visita, a Coordenadora de STI, Kathya Canella, ressaltou que foi um momento onde as novas lideranças do Inmetro e Ipems, verificaram a nossa infraestrutura e expertise, o que nos permitiu articularmos com os líderes de área do Inmetro, futuras colaborações dentro do nosso escopo e portfólio de serviços no âmbito da Metrologia Cientifica e Legal, do qual somos parte da estrutura, enquanto Organismo Avaliador de Conformidade (OAC).
Inmetros, Ipems e agências de outros estados
A visita contou com a participação de líderes do Inmetro e Ipems de outros estados. Um deles foi o presidente da Agência de Metrologia do Estado do Tocantins (AEM/TO), Ronan Dorneles de Sousa, que informou que seu estado busca parcerias positivas nas áreas de metrologia e inovação e que, junto com o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, estão trabalhando na conscientização sobre a importância da metrologia naquele estado.
“Estamos buscando nos estados parceiros do Inmetro, com os IPEMs e as agências metrológicas, os laboratórios mais utilizados, eficazes e modernos para implementar no estado do Tocantins. Nós, como órgão delegado do Estado do Tocantins, estamos levando uma conscientização da importância da metrologia à nossa sociedade tocantinense, aos nossos empresários, e vamos levar também para o agronegócio as inovações”, explica.
Ele destacou que esse trabalho está sendo possível com o apoio de parcerias e da atual gestão do Inmetro. “Estamos buscando essas tecnologias nos estados para implementar no Tocantins, com o apoio do presidente do Inmetro, que tem fortalecido a rede nacional com qualidade. O estado do Tocantins é um dos parceiros do Inmetro nessa ação. E, no âmbito local, ficamos impressionados com o que o Rio Grande do Norte apresenta na área metrológica, também nesta visita ao SENAI, com tantos laboratórios e inovações”, conclui.
Também participaram da visita pelo SENAI-RN, o Diretor de Operações do SENAI-RN, Henrique Andrade, e os responsáveis técnicos dos diversos laboratórios visitados.
Pelo Inmetro, estiveram presentes o diretor-geral do IPEM/RN, João Henrique Maia de Farias; o diretor de Metrologia Legal, Marcelo Luís Figueiredo Morais; o assessor da presidência, Arlindo Afonso Alves; a presidente do IPEM/AC, Herica Macedo Granzotto Alves; o presidente do IPEM/CE, Francisco Barroso Rodrigues; o presidente do INMEQ/MA, Eliel Pereira Gama; o diretor-presidente do IPEM/PE, Ary de Morais Andrade Neto; o presidente do ITPS/SE, Antonio Carlos Porto de Andrade; o diretor-geral do IME/PI, Francimar Alves de Macedo Júnior; o chefe de gabinete do IPEM/RN, Rodrigo Barbosa; a coordenadora-geral de Comunicação e Relações Institucionais, Alicia Bentes; a assistente da coordenação de Comunicação e relações institucionais, Berta Nery; o coordenador operacional do IPEM/RN, Kaner Daladier; o coordenador administrativo e financeiro, Guilherme Amâncio; e a agente fiscal, Eliane Lima.
O INMETRO no RN:
A delegacia do Inmetro no RN é representada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN), presidido por João Henrique. O instituto é responsável por ações como a fiscalização de postos de combustíveis, balanças comerciais, radares e produtos embalados na ausência do consumidor.
A população pode fazer denúncias ao IPEM-RN por meio da ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo telefone (84) 98147-9433.
Sobre o CTGAS-ER
Com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) atua em todo o país nos eixos de educação profissional, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para o suporte tecnológico à indústria de gás natural e energias renováveis – eólica e solar.
A visão do CTGAS-ER é firmar-se como um centro de excelência em tecnologia e formação profissional em energias renováveis, repetindo o reconhecimento conquistado para o gás natural.
O Centro conta com a reconhecida experiência do SENAI em educação profissional e prestação de serviços, além da expertise no desenvolvimento tecnológico, com forte atuação no setor de energia. Para atender às necessidades do mercado de energias renováveis e gás natural, o CTGAS-ER oferece produtos e serviços das tecnologias comercialmente disponíveis, como energia eólica e solar.
Saiba mais sobre o CTGAS-ER no site: www.rn.senai.br/ctgas-er
Siga o CTGAS-ER nas redes sociais: @ctgaser
Texto e fotos – Jô Lopes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900