Sistema FIERN inaugura nesta sexta, 15, CET do SENAI na Zona Norte de Natal 

14/12/2017   11h48

 

A melhoria do nível de educação e de formação profissional na Grande Natal passa a contar com um reforço: a inauguração nesta sexta-feira, dia 15, do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, na Zona Norte. Trata-se do mais novo espaço para capacitação, ensino, pesquisa e prestação de serviços do SENAI e do SESI no Rio Grande do Norte. A escola está localizada na avenida Tomaz Landim, 1042.

 

O prédio, adquirido em 2012, passou por uma ampla reforma, adaptação, ambientação e instalação de equipamentos. Em 2015, foram realizados diversos estudos e concluída a elaboração de Projetos Estruturantes de Engenharia. A proposta de reestruturação do imóvel foi aprovada pelo Departamento Nacional do SENAI, em janeiro de 2016, e em julho, após o cumprimento das exigências legais e feita a licitação, começaram as obras.

 

Concluído, o novo Centro de Educação e Tecnologia do SENAI tem salas de aula para ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica Profissional. Além disso, há ambientes para aulas teóricas dos cursos de profissionalização e qualificação de técnicos.

 

O Centro também está equipado com laboratórios de Marcenaria e Carpintaria, Hidráulica, Elétrica, Construções e Revestimentos. Há também salas para o treinamento com Simuladores de Máquinas Pesadas.

 

 

A formação profissional no local dispõe de dois laboratórios de informática, de materiais e homogeneidade, de desenho técnico, de química e de física. No Centro, está instalado também o laboratório especializado em análises e prestação de serviços tecnológicos para o setor cerâmico.

 

Os alunos que farão o curso e capacitação no local contam com uma biblioteca, além de áreas comuns e administrativas como setor de convivência, cantina, secretarias e coordenações escolares e administração em geral. O auditório com capacidade para 250 pessoas será inaugurado na etapa seguinte.

 

O Centro está apto para a instalação do setor de edificação de inovação e transferência de tecnologia, fruto de um Termo de Parceria com a Alemanha, titulada “Passive House” (Casa Passiva), que tem como objetivo implementar um modelo de edificação ecologicamente correta e tecnicamente sustentável.

 

“O sistema FIERN entrega uma das escolas mais bem equipadas e estruturadas do Nordeste. Com isso, o SESI e SENAI cumpre seu compromisso com a Zona Norte, com São Gonçalo e demais municípios da Grande Natal”, frisa o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

 

A escola está preparada para ter uma oferta próximo de mil vagas nas diversas atividades de ensino e de formação profissional. “E tudo isso chega no momento em que se cobra uma presença efetiva das instituições na oferta de curso de qualificação para o mercado de trabalho. Por isso, o Sistema FIERN oferece uma escola moderna que vai promover o conhecimento como uma ferramenta para o desenvolvimento humano e social, nesta conjuntura na qual o Brasil começa a retomar o crescimento”, acrescenta Amaro Sales.

 

O Centro fica localizado em uma região onde estão sediadas várias indústrias do Rio Grande do Norte. “Nesta região onde está a nova escola do SENAI há uma demanda significativa para formação e capacitação de trabalhadores para a construção civil. E temos as instalações e os profissionais preparados para atender a demanda deste setor”, disse a diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo de Albuquerque.

 

“A escola vai contribuir para a formação dos trabalhadores, para que eles estejam ainda mais qualificados e possam se destacar no mercado de trabalho”, afirma.

 

O superintendente do SESI, Juliano Martins, destaca que a nova escola vai proporcionar para toda a região uma melhor qualificação dos trabalhadores da indústria. “É importante proporcionar à região uma escola de elevado padrão, com articulação entre o SENAI e SESI. Isto que está sendo garantido no novo centro”, ressalta. O SESI estará presente com ensino regular, o EJA e o EBEP. “O Centro é de alto padrão, com estrutura física impecável que assegura as condições de um ensino de alta qualidade”, conclui.

Skip to content