SENAI participa do Programa Camarense Empreendedor

19/07/2017   16h53

O SENAI/RN participa do Programa Camarense Empreendedor, lançado nessa terça-feira, 18, pela Prefeitura Municipal de João Câmara, envolvendo diversas iniciativas, voltadas para estimular, apoiar e promover o desenvolvimento, de acordo com as vocações econômicas, culturais e sociais do município.

 

A diretora Regional do SENAI, Roseanne Azevedo, apresentou a instituição e falou da importância da educação e da qualificação profissional para as pessoas e para o desenvolvimento do município. Roseanne agradeceu a confiança da Prefeitura no trabalho do SENAI/CTGAS-ER e recomendou aos alunos para valorizar e aproveitar a oportunidade.

 

O programa é fruto de uma parceria da Prefeitura como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Rio Grande do Norte (SENAI-DR/RN) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

 

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Maurício Caetano, do vice, Holderlin Silva e do secretário de Educação, professor Silvano Carlos, além de vereadores, funcionários municipais, líderes comunitários, alunos beneficiados pelo programa e familiares. Também presentes os representantes do SEBRAE, Ciro Gurgel e do Banco do Nordeste do Brasil, Júlio Maia e a diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Aragão.

 

MÃO DE OBRA

A Prefeitura Municipal de João Câmara, com visão estratégica, preocupada em formar mão obra e gerar oportunidades de ocupação e renda para os jovens e adultos da comunidade, incluiu na primeira fase do Programa, atividades de capacitação profissional, que serão realizadas, pelo SENAI/RN, através do CTGAS-ER, uma instituição reconhecida nacionalmente, pelo desenvolvimento de educação profissional, tecnologias e inovação para os setores de gás e energias renováveis, oferecendo os cursos Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Auxiliar de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas.

 
O Prefeito de João Câmara, Maurício Caetano, ressaltou sua decisão de investir nas pessoas, na qualificação de jovens e adultos camaraenses, com um olhar para o futuro, como forma de prepará-los para o mundo do trabalho e para serem inseridos nos setores produtivos e contribuir com o desenvolvimento sustentável do município e do Estado do Rio Grande do Norte.

 
A diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Aragão, falou da satisfação de toda a equipe do Centro, em poder atender a demanda da Prefeitura e contribuir com um programa de importância, visando difundir a Educação Profissional. Cândida registrou ainda, que o CTGAS-ER, em sua “Missão de prover soluções tecnológicas e educacionais, visando o desenvolvimento sustentável da indústria de gás natural e de energias eólica e solar”, estará, como de costume, trabalhando e cuidando para o melhor aprendizado dos alunos e o sucesso da iniciativa.

 
João Câmara tem se tornado um importante polo econômico da Microregião Baixa Verde e de desenvolvimento das energias renováveis, com a implantação da indústria eólica, sendo o município com o maior número de aerogeradores do País. Por isso, tem potencial para ampliar a geração de outras fontes de energia, como o gás natural e a fonte renovável emergente no Estado do RN, que a energia solar.

 
Durante o lançamento do Programa, foi realizada a aula inaugural das duas primeiras turmas, com palestra do Instrutor e Especialista em Energias Renováveis do SENAI/CTGAS-ER, professor Tiago Castro, com uma explanação geral sobre a energia solar fotovoltaica e respectivas tecnologias e oportunidades.

 
Os cursos ocorrerão nas instalações do CTGAS-ER, em Natal, de acordo com a Metodologia SENAI de Educação Profissional, dentro das normas e regulamentos da instituição, oferecendo instrutores qualificados, materiais didáticos, insumos e laboratórios didáticos adequados para a realização das aulas teóricas e práticas, visando o melhor aprendizado, por parte dos alunos e alcançar os objetivos do programa. Serão quatro turmas (duas de cada curso) para um total de 100 alunos de João Câmara, 25 em cada turma, selecionados pela Secretaria de Educação do Município, em alinhamento aos pré-requisitos para ingresso nos cursos.

 
OS CURSOS
O Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos tem como objetivo desenvolver competências que permitam analisar o projeto e a preparar os trabalhos a serem realizados, com a implantação do sistema, onde o profissional executa a instalação e participa no comissionamento com o seu supervisor. Ao concluir o curso, que tem uma carga horária de 160 horas, o profissional estará qualificado para instalar e manter Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

 
Já o curso de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas tem por objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas às instalações elétricas predial, industrial e fotovoltaica, de acordo com normas técnicas e de segurança vigentes. Ao final do curso o aluno estará apto a auxiliar nas instalações, manutenções e operações de componentes e circuitos elétricos predial, industrial e fotovoltaica com o auxilio de ferramentas e equipamentos específicos e de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho. Bem como a realizar leituras, das principais grandezas elétricas e sua aplicação; e instalação de componentes e circuitos elétricos fundamentais; princípios da geração fotovoltaica.

Skip to content