Programa Camarense Empreendedor tem início no CTGAS

8/08/2017   15h22

Com o objetivo de capacitar jovens em João Câmara e oferecer mão de obra qualificada, para o emergente mercado das energias renováveis, em expansão na região, foi realizada, nesta terça-feira, 8, a aula inaugural dos cursos do Programa Camarense Empreendedor, executado pela Prefeitura Municipal de João Câmara, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis.

 

Durante três meses, serão ministrados os cursos “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos” e “Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, para 50 alunos. A solenidade foi aberta pela diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e contou com a presença do prefeito de João Câmara, Maurício Caetano, que disse da satisfação em fazer parceria com o CTGAS-ER, uma instituição de excelência, respeitada em toda a América do Sul. O programa foi lançado oficialmente no dia 18 de julho, naquela cidade, em solenidade que contou com a presença da diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque.

 

Dirigindo-se aos alunos, a diretora Executiva, Cândida Aragão, lembrou a preocupação do prefeito, ao manter os primeiros entendimentos com o CTGAS-ER, visando montar um programa de treinamento para os jovens. “O foco do prefeito vem ao encontro da minha visão, no sentido de que, a transformação tem que ser através da educação, principalmente a profissionalizante, com o pensamento no futuro e na qualificação das pessoas” Ela lembrou a responsabilidade dos alunos, com eles mesmos e com a prefeitura, haja vista que existe um investimento e a confiança do gestor, em preparar a mão de obra para atrair novas empresas no município. Cândida relacionou ainda várias atividades paralelas, que podem agregar conhecimentos, atitudes e habilidades durante o treinamento e fez uma apresentação das atividades realizadas pela instituição.

 

O prefeito Maurício Caetano externou a sua confiança no potencial do povo do município, a satisfação em instalar o programa e investir na juventude, visando retirar os jovens da ociosidade, e do contato com as drogas, que proliferam rapidamente. Em função da implantação das empresas especializadas em energias renováveis, que já chegaram e vão continuar se implantando, principalmente na área da energia solar, “Vocês vão ser o exemplo e por isso estão sendo treinados na melhor escola do gênero da América do Sul”, reforçou o prefeito, revelando que tem como meta a formação de mil jovens, para transformar João Câmara em um celeiro de profissionais qualificados, disponibilizando mão de obra local para as novas empresas, tudo isso em parceria com o CTGAS-ER, que vai continuar, assegurou Maurício Caetano.

 

Estiveram também presentes à solenidade, o secretário de Finanças, Erinaldo Gomes e os assessores Bruno Augusto e Francisco Melo, do Gabinete do Prefeito, além dos professores Edson Dantas Guedes, Hudson Antunes, supervisora pedagógica,Marcela Valeska, Janaína Guedes, da Unidade de Educação e o chefe do cerimonial, Erizonaldo de Paiva Marinho. Após a abertura, os alunos foram recepcionados com um café e, antes do retorno, fizeram uma visita às instalações do Centro.

 

O curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos tem como objetivo desenvolver competências que permitam analisar o projeto e a preparar os trabalhos a serem realizados, com a implantação do sistema, onde o profissional executa a instalação e participa no comissionamento com o seu supervisor. Ao concluir o curso, que tem uma carga horária de 160 horas, o profissional estará qualificado para instalar e manter Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

 

Já o curso de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas tem por objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas às instalações elétricas predial, industrial e fotovoltaica, de acordo com normas técnicas e de segurança vigentes. Ao final do curso o aluno estará apto a auxiliar nas instalações, manutenções e operações de componentes e circuitos elétricos predial, industrial e fotovoltaica com o auxilio de ferramentas e equipamentos específicos e de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho. Bem como a realizar leituras, das principais grandezas elétricas e sua aplicação; e instalação de componentes e circuitos elétricos fundamentais; princípios da geração fotovoltaica.

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.