Equipes do RN selecionadas no Programa Inova SENAI recebem as medalhas

1/12/2017   17h51

 

Os alunos das equipes do Rio Grande do Norte que foram selecionadas na edição deste ano do Inova SENAI receberam, nesta sexta-feira, 01, as medalhas de premiação, durante o anúncio do resultado da avaliação da banca de especialistas, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER).

 

Entre os classificados, estão projetos que aproveitam ideias sustentáveis, com uso de energia fotovoltaica, ou permitem, com equipamentos concebidos pelas próprias equipes, melhorias de processos, o que permitirá às empresas reduzir custos e ampliar a competitividade.

 

 

As medalhas foram entregues pelo diretor 2º Secretário do Sistema FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e pela diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo. Na categoria processo inovador, o primeiro colocado foi o projeto da Estufa Autossuficiente para Salgados; o segundo o do Baú Hortifrúti Autossuficiente.

 

Na categoria produto inovador, o primeiro colocado foi o projeto do Macaco Hidráulico Multifuncional; o segundo, o do Sistema Autônomo para Impressora D; e, em terceiro, o Sistema para Troca de Óleo da Caixa Multiplicadora de Aerogerador.

 

“As equipes desenvolveram trabalhos fantásticos, que podem ampliar a competitividade de produtos e serviços. Isso mostra que os alunos que integram os grupos que participam do Inova entenderam a necessidade de compatibilizar os aspectos de possíveis reduções de custos, com as necessidades ambientais e de sustentabilidade”, disse Djalma Cunha.

 

 

O Programa Inova SENAI foi criado para incentivar boas ideias, desenvolvidas nas unidades de ensino da instituição. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI inscrevem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

 

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

 

OS PROJETOS QUE CONCORRERAM NO INOVA 2017

 

ESTUFA AUTOSSUFICIENTE PARA SALGADOS
“Trata-se de um carrinho com uma estufa de salgados, com tecnologia fotovoltaica para conservação de alimentos, para fast food, podendo ser usado pelos ambulantes, com a perspectiva de atender a um grande público de consumidores, que visão cada vez mais produtos com qualidade”.
Equipe técnica: Robson Lima, Técnico em Eletrotécnica; Arthur Tsade, Técnico em Eletrotécnica; Luiz Arilo – Professor Extraquadro; Jeane Kelly, Instrutora de formação profissional.

 

MACACO MULTIFUNCIONAL”
“O Macaco Multifuncional é um equipamento de elevação adequado para utilização em oficinas automotivas (veículos leves e pesados), facilitando a execução de diversos serviços em um único equipamento. Tem ótima relação custo-benefício, diante do baixo custo de produção para fabricação de um único dispositivo multifuncional.”
Equipe Técnica: Alex Mário, Charles Brenner e Rafael Andrade, Técnicos em Mecânica Industrial (SENAI RN); Wilberto Pires, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI-RN; Edvaldo Júnior, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI RN.

 

BAÚ HORTIFRÚTI AUTOSSUFICIENTE
O baú hortifrúti autossuficiente foi desenvolvido pensando em se obter uma maior sustentabilidade, utilizando o sistema fotovoltaico para a alimentação do sistema de refrigeração, assim, visa uma melhora no transporte de flores, frutas e verduras e uma redução na emissão de gases poluentes.
Equipe técnica: Ailson Alison e Emilly Karla (Técnicos em Sistemas de Energias Renováveis) e Leonardo Oliveira (Docente SENAI RN – Instrutor)

 

SISTEMA AUTÔNOMO DE MÚLTIPLO VOLUME DE IMPRESSÃO 3D
“O sistema de múltiplo volume de impressão 3D autônomo tem como objetivo a otimização do tempo gasto na impressão e configuração da máquina. Também traz maior comodidade ao portador do sistema, uma vez que, ele não se preocupará com a manutenção necessária de uma impressão para outra, pois a máquina terá autonomia em tais funções”.
Equipe técnica: João Victor Medeiros Crisostomo, cursando técnico em automação industrial; Pedro Victor de Lima, cursando técnico em automação industrial; Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, orientadora e instrutora de formação profissional; Tiago Castro Morais de Freitas, co-orientador e instrutor de formação profissional.

 

SISTEMA PARA TROCA DE ÓLEO DA CAIXA MULTIPLICADORA DO AEROGERADOR”
“Esse Sistema eletro-hidráulico tem como propósito reduzir o tempo necessário para se realizar a troca de óleo da caixa multiplicadora, reduzindo assim o custo do serviço, sendo uma tecnologia inédita no mercado, o que o torna técnica economicamente viável”.
Equipe técnica: Jasse Beatriz Duarte da Costa, Técnica em Sistemas de Energias Renováveis, SENAI RN; Renan Mateus Ferreira de Sousa, Técnico em Mecânica, SENAI RN, Ana Luiza Alves, Técnica em Mecânica, SENAI RN, Maria Beatriz Ferreira da Silva, Técnica em Mecânica, SENAI RN; Alcidemir Cabral de Sousa, docente do SENAI RN (Instrutor); Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, docente do SENAI RN (Co- Instrutora).

Skip to content