Diretora do CTGAS-ER, Cândida Amália, recebe a cidadania natalense

19/09/2017   08h15

 

Gratidão, reconhecimento, agradecimento e muita emoção nortearam o pronunciamento da administradora e diretora Executiva, do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima, durante a entrega do Título de Cidadã Natalense, conferido na noite dessa segunda-feira,18, em sessão solene realizada no Palácio Padre Miguelinho, sede da Câmara Municipal de Natal. A proposta foi do vereador Robson Carvalho, aprovada à unanimidade e outorgada a honraria através do Decreto 1363/2017. Presentes à solenidade familiares da homenageada, autoridades do Estado e do Município, dirigentes e colaboradores do Sistema FIERN e amigos da nova cidadã natalense, que chegou a Natal em 1983 e atinge 34 anos de atividades em vários setores de atividades educacionais, planejamento e gestão.

 

Sem disfarçar a emoção e falando de improviso, Cândida Amália, que é natural de Itaú, no Oeste do Estado, pontuou as pessoas que a ajudaram na sua formação e trajetória profissional, iniciando pelos pais, em memória, Senhor Francisco Linhares de Aragão, motorista autônomo e Dona Antônia Evarista Aragão, professora e costureira, que focaram o resultado do árduo trabalho na educação dos filhos.

 

Ela destacou o apoio que recebeu do tio Raimundo Melo, que a incentivou na jornada e agradeceu o incentivo do ex-secretário de Educação, Genivan Josué Batista, apresentando-lhe a primeira oportunidade de trabalho em Natal, o professor Marcos Guerra e professora Eleika Bezerra, com os quais muito aprendeu e dos ex-presidentes da CNI e da FIERN, Fernando Bezerra, Abelírio Rocha e Flávio Azevedo, que confiram na capacidade dela e a direcionaram para a execução de vários cargos, nas áreas de educação, gestão e planejamento e do atual presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, que lhe concedeu a honra de dirigir o CTGAS-ER. Agradecimentos, também, foram externados ao Vice-Presidente da FIERN, Terceiro Melo, pelo reconhecimento e apoio, à Direção do SENAI/RN e às equipes do Sistema FIERN, SENAI e CTGAS-ER, com quem compartilha seu dia a dia de trabalho. Cândida relembrou as dificuldades encontradas e os esforços para a superação, bem como as oportunidades oferecidas pelo SENAI, onde desenvolveu boa parte dos seus 39 anos de atividades profissionais e referiu-se à compreensão, dedicação e o apoio da família, em toda sua carreira e pelos momentos que não pode estar mais presente, em virtude de compromissos com o trabalho.

 

A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pelo vereador Robson Carvalho e composta pelo vereador Sueldo Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Flávio Azevedo, representando o governador Robinson Faria, secretário Municipal de Educação, Carlson Gomes, representante do prefeito Carlos Eduardo, Maria da Conceição Rebouças, Vice-Presidente da FIERN. Os vereadores Preto Aquino e Sueldo Soares foram designados para conduzir a homenageado ao plenário da casa.

 

Antes do momento de entrega do título pelo vereador autor da proposição, personalidades que acompanharam de perto o esforço e a obstinação de Cândida Amália, prestaram depoimentos para uma equipe de jornalismo da TV Câmara. Flávio Azevedo, Pedro Terceiro de Melo, vice-presidente da FIERN, Marcos Guerra, ex-Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, ex-diretor do SENAI/RN e do CTGAS-ER e Amaro Sales, presidente do Sistema FIERN, enfatizando a caminhada profissional de Cândida Amália, edificada pela competência, honestidade, dedicação e capacidade de gerir, ação que vem desenvolvendo durante os 39 anos de vida profissional. Finalizando, o marido, Roberto Costa Lima, filhos, nora e netos, parabenizaram a mais nova natalense e demonstraram todo o apreço dispensado à mulher, mãe, avó e sogra, dedicada e alinhada também com os afazeres familiares.

 

Na justificativa do título, o vereador Robson Carvalho, fez um relato circunstanciado da trajetória da agraciada, debruçando-se sobre a vida profissional, os cursos de graduação, qualificação e especialização por ela obtidos. A referência de competência, reputação ilibada e uma relação de instituições públicas e privadas também foram mencionadas por Robson Carvalho.

Skip to content