O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER concluiu o “Seminário Sobre Modelo Alemão de Criação de Competências para certificação Independente”. O objetivo foi absorver o método, praticado na Alemanha, para a certificação do aluno nos cursos de capacitação em energia fotovoltaica. Essa é uma ação promovida no âmbito do Projeto Verena, executado pelo SENAI/CTGAS-ER, em parceria com a instituição alemã EIC TRIER IHK/HWK EUROPA UND INNOVATIONSCENTRE GMBH e foi desenvolvida no período entre 11 e 15 de dezembro, no CTGAS-ER.
“Estamos desenvolvendo um trabalho didático, para repassar métodos utilizados na Alemanha, sobre como certificar o aluno, que vai atuar na área da energia fotovoltaica. É um processo que funciona por um sistema dual, envolvendo a empresa e a escola, com a participação de empresários e professores durante a avaliação”, explicou, o professor e especialista Christian Reuter, da Câmara de Indústria e Comercio da Alemanha.
PROGRAMAÇÃO
Introdução e elaboração de exames e avaliação do instalador fotovoltaico foram detalhados no período de 11 a 15 para representantes de empresas, do SENAI-DR/RN, SENAI/CTGAS-ER. Eles conheceram uma visão da certificação independente no modelo alemão para a profissão de Instalador Fotovoltaico:
· Visão em formação dual e certificação na Alemanha
· Características de uma certificação independente
· O Comitê de certificação
· Elaboração de um catálogo (exigências dos exames)
· Criação de tarefas orientadas na ação
· Mecanismos possíveis de certificação (o que vai ser examinado e como)
· Exercício: formulação de tarefas
· Realização de certificações (quais tarefas tem o certificador)
· Bases de avaliação
Parcialidade
Influências perturbadoras
Erros na avaliação
Aplicação de grelhas de avaliação e formulários de avaliação
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