CTGAS-ER é um dos ganhadores de edital do PV*SOL para projetar Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos

23/04/2018   15h42

 

O CTGAS-ER é um os vencedores do edital de licenças para o Software de Simulação para Sistemas Fotovoltaicos PV*SOL. O edital para licenças do renomado PV*Sol, um dos mais utilizados para simulação deste tipo de sistemas, foi lançado no âmbito do projeto “Profissionais para Energias do Futuro” – uma cooperação entre SENAI e GIZ (Instituição Alemã de Cooperação Internacional). Cinco unidades SENAI participaram do certame. Os primeiros dois colocados ganharam, respectivamente, 13 e 12 licenças. O SENAI-MG ficou em primeiro lugar e em segundo lugar ficou CTGAS-ER, do SENAI/RN.

 

O edital (iniciativa do SENAI e da GIZ) busca estimular e promover unidades SENAI com potencial de implementar a Especialização Técnica em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, conforme o Itinerário Nacional de Educação Profissional em Energias Renováveis. E, desta forma, ampliar a oferta de educação profissional em energias renováveis e eficiência energética para atender a demanda crescente destes setores por profissionais qualificados.

 

As propostas apresentadas com planos de implementar, em 2018, a Especialização Técnica devem contribuir, significativamente, para a capacitação de profissionais de nível técnico na área de Energia Solar Fotovoltaica. Departamentos Regionais do SENAI de diversas partes do Brasil tiveram a oportunidade de concorrer às licenças do programa.

 

O PV*SOL foi desenvolvido pela empresa alemã Valentin Software GmbH e é um dos softwares mais utilizados para a simulação de sistemas de energia solar fotovoltaica (FV). Conhecido pela facilidade de uso, tem como destaque um menu intuitivo, que permite a elaboração do projeto, passo a passo, numa sequência lógica. O programa permite a criação de cenários 3D, compreensíveis por clientes leigos, a partir de mapas de satélite ou modelos 3D gerados com drones ou em programas arquitetônicos.

 

Além disso, o PV*SOL prevê horizonte, prédios, recortes no telhado, vegetação e outros objetos para o cálculo do sombreamento, que é crítico para instalações fotovoltaicas. Módulos e inversores são configurados e verificados na montagem do projeto. O resultado é apresentado em um relatório, que inclui um gráfico sobre o retorno financeiro e outros. O PV*SOL é traduzido para o português do Brasil e adaptado às peculiaridades brasileiras mais importantes.

 

A proposta de projeto pedagógico do SENAI/RN – CTGAS-ER para implantação do curso de Especialização Técnico em Sistemas Fotovoltaicos, segunda colocada no Edital mencionado, foi elaborada por equipe composta por Cândida Amália Aragão de Lima – Diretora Executiva, Anaclécia Gonçalves Pereira Moura – Supervisora Pedagógica, Samira de Azevedo Santos – Pesquisadora, e Amora Vieira Cavalcante – Assessora Técnica.

Skip to content